InícioSaúdeParceria pode aumentar doações de córneas na Bahia

Parceria pode aumentar doações de córneas na Bahia

Na Bahia, 1.647 pessoas aguardam na fila por um transplante de córnea, mas uma nova parceria pode ajudar a transformar esse cenário. Representantes do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), unidade vinculada à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), se reuniram nesta terça-feira (28) com a coordenação da equipe de captadores do Banco de Olhos da Bahia. O encontro discutiu estratégias para ampliar as doações e garantir mais acesso aos transplantes no estado.

Para Mirela Andrade de Jesus, coordenadora do Banco de Olhos, o SVO tem um papel estratégico no processo. “Hoje temos quase 1.700 pessoas na fila do transplante, e o SVO, ao lado do Banco de Olhos, pode transformar vidas. A parceria nos permitirá abordar as famílias em momentos delicados, oferecendo a elas a possibilidade de doação de córneas, um direito que lhes pertence. Iniciando esse trabalho, aumentaremos consideravelmente as doações efetivas no estado”, pontuou.

WhatsApp Image 2024 11 28 at 17.40.51 Easy Resize.com
                                                                                     Foto: Malu Silva / Ascom Fesf

A doação de córneas é um processo rápido, sem custos para a família, e não interfere na aparência do doador ou nos trâmites do sepultamento. Cada doação tem o potencial de devolver a visão a até dois pacientes, impactando diretamente a qualidade de vida de quem espera por essa chance.

Sophia Santana, gestora de contratos do SVO, destacou a importância da integração. “Essa parceria simboliza um avanço na saúde pública, unindo esforços para transformar momentos de dor em esperança. Reafirmamos nosso compromisso com a sociedade, promovendo uma atuação eficiente e solidária, sempre com respeito e dignidade em todas as etapas do processo”, afirmou.

A iniciativa representa uma importante união entre diferentes setores da saúde pública, buscando não apenas atender às necessidades da fila de transplantes, mas também fortalecer a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos na Bahia.

Blog JBrito Notíciashttp://jbritonoticias.com.br
JBrito Notícias é um portal online que traz informações atualizadas e artigos relevantes. Seu foco está em eventos locais e regionais, política e assuntos de interesse público, especialmente para comunidades de Pernambuco e Bahia. É uma fonte essencial de notícias para quem acompanha o dia a dia da região.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Jamila Oliveira de Queiroz sobre Universidade abre vagas de emprego em Petrolina
TATIANA TEIXEIRA DA SILVA sobre Universidade abre vagas de emprego em Petrolina