InícioMundoSenado dos EUA absolve Trump de impeachment pela 2ª vez e dá...

Senado dos EUA absolve Trump de impeachment pela 2ª vez e dá sobrevida ao trumpismo

Autor

Data

Categoria

Donald Trump acumulou ineditismos e entrou mais uma vez para a história americana. Neste sábado (13), o ex-presidente dos EUA seguiu o roteiro esperado e foi absolvido pelo Senado em seu segundo julgamento de impeachment.

Por 57 votos a favor da condenação e 43 contra em uma votação nominal, Trump se livrou da acusação de ter incitado a violenta invasão do Capitólio, em 6 de janeiro, no maior ataque à democracia do país desde a Guerra Civil. O Senado americano está hoje divido entre 50 democratas e 50 republicanos e, para o impeachment, eram necessários 67 dos 100 votos da Casa.

O resultado cristaliza o forte poder e influência que o líder mais controverso da história americana ainda tem sobre o Partido Republicano, que tem se radicalizado à direita.

Trump se tornou o primeiro presidente a enfrentar dois processos de impeachment —um deles concluídos com ele já fora do cargo— e agora seu desafio é permanecer no comando da direita populista americana até 2024, se quiser concorrer mais uma vez à Casa Branca.

Líder republicano no Senado e um dos parlamentares mais influentes do Congresso, Mitch McConnell votou pela absolvição de Trump, apesar de ter dito publicamente que o ex-presidente havia provocado o episódio daquele 6 de janeiro. McConnell avisou aos colegas do teor de seu voto pouco antes do início da sessão deste sábado, em uma sinalização de que o establishment do partido ainda está sob a sombra de Trump.

O ex-presidente era acusado de insuflar seus apoiadores a invadir o Congresso dos EUA há pouco mais de um mês, em um ação violenta que deixou cinco mortos.

Com/Folha Press

Postagens Mais Vistas