Em contato com a produção de jornalismo do Blog do Jean Brito, na noite desta segunda (3), alguns professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina, no Sertão pernambucano, questionam o prefeito de Petrolina e possível candidato ao Governo de Pernambuco — Miguel Coelho do DEM, sobre o paradeiro dos R$ 300 milhões da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para rateio entre os educadores do município.
“Cabe ressaltar que esses valores deveriam ser pagos até o dia 31 de dezembro sob pena de os recursos voltarem para Brasília, mas não pagaram, será se o dinheiro voltou a Brasília? Agora por que o prefeito prefere que o dinheiro volte a Brasília que valorizar seus professores?”, questionam os educadores na bronca com Miguel.
O Diário Oficial da prefeitura de Petrolina publicado nesta segunda-feira (3), apresenta no seu Artigo 1º que o valor total para a segunda parcela do rateio dos recursos do Fundeb é na ordem de R$ 26.217.638, 48 (vinte e seis milhões, duzentos e dezessete mil, seiscentos e trinta e oito reais e quarenta e oito centavos).
Ainda segundo os educadores, diferente de Petrolina, a prefeitura de Castelo no Piauí, concedeu rateio do Fundeb aos profissionais do magistério e pagou valor mais alto que o da cidade sertaneja.
“Isso foi um golpe tremendo a nós professores, vale ressaltar que não recebemos bem da prefeitura como professores, mesmo o município de Petrolina sendo rico”, afirma outra educadora.
“O pior ainda é que muitos profissionais da educação assim como eu tivemos o contrato encerrado no dia 31 de dezembro e certamente não nos pagarão, trabalhamos duro em 2021 e na hora de colher os frutos será que não teremos o direito de recebe-los, senhor prefeito (Miguel Coelho)?” questiona a professora.
Em busca de resposta sobre a demanda dos educadores a reportagem procurou o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – SINDSEMP, mas a assessoria de imprensa do órgão destacou que deveríamos entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação.
Ainda não tivemos resposta da prefeitura de Petrolina, mas aguardamos uma posição do Governo Novo Tempo.

