Benefício do Governo de Pernambuco inicia cadastramento do programa para trabalhadores da fruticultura irrigada e pesca artesanal do sertão//
Começa nesta segunda-feira (26/1), em Petrolina, o cadastramento para o Programa Chapéu de Palha Sertão 2026. A ação é voltada para trabalhadores da fruticultura irrigada e da pesca artesanal em municípios do Sertão de Pernambuco.
No primeiro segmento do programa, o benefício é de R$ 373,08 e atende trabalhadores de oito municípios. Já no segundo segmento, o valor sobe para R$ 387,94, contemplando 17 cidades da região sertaneja.
Em Petrolina, os polos de cadastramento da fruticultura irrigada vão funcionar das 8h às 17h. O prazo para inscrição nos dois segmentos segue até o dia 6 de fevereiro.
Para participar do segmento da fruticultura irrigada, é necessário ter mais de 18 anos, morar em um dos municípios pernambucanos contemplados, comprovar atuação na atividade no último contrato registrado na Carteira de Trabalho Digital — incluindo funções como auxiliar de câmara fria, casa de embalagem, embalador e tratorista — e não estar recebendo seguro-desemprego nem pensão do INSS.
No caso da pesca artesanal, o trabalhador precisa comprovar o exercício exclusivo da atividade nos últimos 12 meses, por meio do Registro Geral da Pesca (RGP) e demais documentos exigidos.
O programa atende trabalhadores rurais da fruticultura e da pesca, sejam filiados ou não a sindicatos, associações ou colônias, respeitando o cronograma de cada município.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 282 5158 ou (83) 99108-0333.
Foto/ imagem – Gemini_Generate

