A Agência de Desenvolvimento Rural (ADR) de Juazeiro informou que o pagamento do Garantia Safra 2024/2025 começa nesta quarta-feira (18). Já a Secretaria de Agricultura de Petrolina comunicou que deve divulgar ainda hoje a data de liberação do benefício no município.
Criado pela Lei nº 10.420/2002, o Garantia Safra tem como objetivo assegurar condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de regiões que enfrentam perdas recorrentes na produção, seja por seca ou excesso de chuvas.
Para consultar a liberação do benefício, o agricultor deve acessar o site gov.br e, na área de busca, digitar “Garantia Safra”. Lá, é possível verificar informações sobre cadastro, pagamento de boletos e eventuais bloqueios.
O valor será pago em parcela única, por meio do aplicativo Caixa Tem, além de estar disponível nas casas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal.
Em Juazeiro, a Prefeitura atua diretamente no processo, desde o cadastro dos beneficiários até a emissão de boletos, realização de vistorias e acompanhamento das etapas do programa. Os agricultores também podem buscar atendimento presencial na sede da ADR, localizada na Avenida Carmela Dutra, nº 701, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Enquanto isso, em Petrolina, desde a manhã da última terça-feira (17), agricultores que integram o Garantia Safra 2024/2025 cobram informações sobre a data de pagamento. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura, responderam que devem divulgar a data do pagamento ainda nesta quarta-feira, aguardamos a informação.

