InícioPetrolina-PEMaria Fernanda Ramos Coelho recebe Título de Cidadã Petrolinense e Medalha Dom...

Maria Fernanda Ramos Coelho recebe Título de Cidadã Petrolinense e Medalha Dom Malan

Autor

Data

Categoria

A Câmara Municipal de Petrolina foi palco, de uma noite marcada por emoção e discursos de gratidão. Em sessão solene, a diretora de Crédito Digital do BNDES e presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento, Maria Fernanda Ramos Coelho, foi agraciada com duas das mais altas honrarias da cidade: o Título de Cidadã Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

A cerimônia contou com a presença de vereadores, lideranças políticas, autoridades locais e representantes de instituições federais como a Caixa Econômica Federal, reunidos na Casa Plínio Amorim para celebrar uma trajetória de Maria Fernanda dedicada ao desenvolvimento do país e, em especial, do Nordeste.

As homenagens foram propostas pelos vereadores Osório Siqueira e Maria Helena de Alencar, que ressaltaram a atuação incansável de Maria Fernanda na implementação de políticas públicas essenciais. Os parlamentares destacaram o seu papel vital em áreas como habitação, inclusão social, geração de oportunidades e desenvolvimento humano.

Durante o evento, o presidente da Câmara, Osório Siqueira, enfatizou que o reconhecimento vai além da pessoa física: “Representa o reconhecimento institucional a uma mulher com trajetória marcada pelo compromisso com o serviço público e o desenvolvimento social.”

O vereador Gilmar Santos trouxe à tona o impacto concreto do trabalho da homenageada na vida das famílias brasileiras. Ele lembrou o papel fundamental de Maria Fernanda no fortalecimento de programas habitacionais, especialmente o *Minha Casa Minha Vida, responsável por transformar a realidade de milhares de famílias ao redor do país. Para ele, a cidadania honorária simboliza a gratidão do povo petrolinense.

A noite também marcou um momento importante sobre a mulher na liderança. A superintendente da Caixa Econômica Federal, Daniela Guedes de Luna, classificou Maria Fernanda como uma inspiração. “Ela é um exemplo de protagonismo feminino na gestão pública, motivando outras mulheres a ocuparem espaços de liderança e decisão,” ressaltou Daniela.

O gerente regional do BNDES no Nordeste, Rodrigo Aguiar, fez questão de pontuar a sensibilidade de Maria Fernanda com a realidade da nossa região. Segundo ele, sua gestão foi marcada pelo fortalecimento de investimentos estratégicos que trouxeram desenvolvimento e alívio para as demandas do sertão.

Ao receber as honrarias, Maria Fernanda Ramos Coelho não conseguiu conter a emoção. Ela afirmou sentir uma ligação afetiva profunda com Petrolina e com o Sertão nordestino.

Em seu discurso, a diretora do BNDES destacou os pilares que acredita serem fundamentais para a transformação da vida da população no semiárido:

  • A agricultura irrigada (potencial econômico do Vale);
  • A educação como base de tudo;
  • Políticas habitacionais que garantem dignidade;
  • A inclusão social de todos os cidadãos.

Postagens Mais Vistas