InícioBLOCO 2Lideranças do PT Bahia promovem debate inspirador sobre o papel da mulher...

Lideranças do PT Bahia promovem debate inspirador sobre o papel da mulher na política

Autor

Data

Categoria

As mulheres filiadas e apoiadoras do PT Bahia se reuniram no último sábado (6 de dezembro) no SINDAE-BA para participar do Encontro Estadual de Mulheres – Antônia Garcia. O evento teve como objetivo fortalecer a participação feminina na vida política e desenvolver uma agenda feminista estratégica dentro do partido. Em homenagem à Antônia Garcia, mulher negra, fundadora do PT Bahia, ativista de longa data no movimento feminista e primeira mulher a presidir o PT Salvador, o encontro celebrou seu legado.

Mais de 100 mulheres compareceram presencialmente, e aproximadamente 1.500 acompanharam a transmissão ao vivo online. Durante o evento, Beth do MST, recém-eleita Secretária de Mulheres do PT Bahia com 2.124 votos, destacou o início de um novo capítulo na organização das mulheres dentro do partido. Ela expressou seu compromisso, afirmando: “Assumo esta responsabilidade com muita dedicação, confiante de que nossa força reside na unidade, na luta coletiva e na organização das mulheres em diferentes territórios. Continuaremos construindo um PT cada vez mais feminista, antirracista e profundamente enraizado nas lutas do nosso povo.”

A ocasião foi marcada pela participação de lideranças femininas influentes do governo e do partido, incluindo a secretaria Neusa Cadore (SPM), Rowenna Brito (SEC), Fabya Reis (SEADES), Roberta Santana (SESAB), as deputadas estaduais Fátima Nunes e Maria Del Carmen e a deputada federal Ivoneide Caetano. Também estiveram presentes a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga; a vice-prefeita de Euclides da Cunha, Simone Mattos; vereadoras Marta Rodrigues (Salvador), Mária Viviane (Vitória da Conquista) e Leide Rios (Capim Grosso).

Congresso da JPT Mariana Reis 1 Easy Resize.com

Além disso, figuras notáveis ​​como Moema Gramacho, Lucinha, Elisângela Araújo, Maria Marighella, Vilma Reis, Denice Santiago, Luciene Nunes, a presidente do PT Salvador, Ana Carolina, Leninha da CUT, Eliane do MST, Bete do Sindipetro, Camila da UEB, Mazé da CONTAG, e Elen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo, juntaram-se à conversa – reforçando um compromisso coletivo com o avanço da liderança feminina e das políticas feministas. dentro do partido e fora dele.

“Precisamos reafirmar um pacto político pelo feminismo plural e popular que construímos ao longo da história do PT. Isso significa estar perto das mulheres nos territórios, ouvi-las, fortalecê-las e garantir que ocupem os espaços de decisão. Política se faz com mulheres sentadas à mesa, debatendo, disputando e liderando. Nossas companheiras têm voto, têm coragem e têm projeto — e não podem ficar de fora. Precisamos de mais mulheres no Congresso Nacional, nas câmaras municipais e em todos os espaços de poder”, afirmou a presidenta do PT Salvador, Ana Carolina.

“Em meio às ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e em um contexto marcado por ataques aos direitos, avanço de discursos conservadores e aprofundamento das desigualdades, mulheres petistas seguem como ponta de lança da luta popular, articulando resistência, cuidado, mobilização social e produção política nos territórios”, enfatizou a então secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira.

Participaram da atividade representantes do SINDAE, CUT, FUP, AMB, MST, MMM, Rede de Mulheres Negras, Mulheres EIG, RENFA, UEB, UEES e AGES, além das Secretarias estaduais do PT de Combate ao Racismo, LGBT, e Juventude do PT BA.

Crédito da foto | Encontro de Mulheres: Coala Ayo / PT Bahia
Crédito da foto | Congresso da Juventude: Mariana Reis / PT Bahia///

Postagens Mais Vistas