InícioUtilidade PúblicaO brincar diário de todos nós

O brincar diário de todos nós

Autor

Data

Categoria

*Seani Soares.

Leia… Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Sim, é uma abelha. Percebeu? É isso que uma criança, enquanto brinca, percebe, sente e ouve ao ter um galho seco em suas mãos. Ao arrastar esse galho pelo chão, sua imaginação voa, alcançando lugares a que muitas vezes não conseguimos chegar. Ou melhor, podemos, sim, viajar eternamente para qualquer lugar, desde que mantenhamos viva a liberdade de brincar, imaginar e sonhar em todos os dias de nossas vidas.

Onde estão brincando agora as crianças da sua casa? Ou seus netos, sobrinhos e afilhados? Será que estão aproveitando um bom banho de chuva, com a água que cai lá fora? Chuuuuuuuuuuu… (o som da chuva). Ouviu? Sentiu? É isso que uma criança ouve e sente quando lhe são dadas as condições para ser, simplesmente, criança.

Quando proporcionamos que as crianças brinquem livremente, sintam o vento, o cheiro da chuva que cai na terra, pisem e rolem na grama, conversem com formigas e borboletas, damos espaço para que sua imaginação floresça sem limites. É nesse contato com a natureza que elas preservam sua inteireza como seres humanos. E assim deveria permanecer também na vida adulta, se nós, que as cercamos e educamos, mantivéssemos o coração conectado às belezas naturais que nos são oferecidas todos os dias.

Onde foi que paramos de brincar? Onde foi que paramos de permitir que as crianças sejam crianças? Passamos a enchê-las de telas, paredes, caixas como prédios sem árvores, elevadores, carros com ar condicionado o tempo todo, sem que elas possam sentir o cheiro do vento? Será que já percebemos o quão doentes emocionalmente estamos por nos mantermos afastados do essencial, da natureza e das brincadeiras? E o quanto nossas crianças estão doentes por estarem diariamente em telas, ao invés de brincar na terra?

Talvez esteja ai, encontramos, eureka! Se nos permitirmos brincar diariamente, vivermos de forma mais leve, sútil, colaborativa, nos amando e nos respeitando por todos os dias de nossas vidas, conseguiremos sim proporcionar as crianças que nos cercam o ambiente propicio para que sejam jovens brincando livres, conhecendo suas emoções, aprendendo através do brincar, e colorindo um novo mundo com tintas alegres e repletas de amor.

*Seani Soares é roteirista, diretor artístico, palestrante e autor de “A menina, o trailer e a floresta”, livro em que compartilha experiências da própria filha ao crescer em um trailer em meio à natureza.

Postagens Mais Vistas