InícioPetrolina-PEPetrolina debate educação antirracista enquanto representatividade negra no primeiro escalão é questionada

Petrolina debate educação antirracista enquanto representatividade negra no primeiro escalão é questionada

Autor

Data

Categoria

Prefeitura promove encontro com Djamila Ribeiro no mês da Consciência Negra, mas a presença de pessoas negras nos principais cargos da administração municipal também merece atenção.

O debate sobre racismo e representatividade ganha espaço em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, neste mês da Consciência Negra. No próximo dia 13 de novembro, a Prefeitura realiza o II Encontro Municipal por uma Educação Antirracista, com a participação da filósofa e escritora Djamila Ribeiro. O evento será gratuito, a partir das 18h, na Concha Acústica.

A iniciativa coloca em pauta temas importantes, como racismo estrutural, diversidade, representatividade e o papel da educação no combate às desigualdades raciais. Ao mesmo tempo, abre espaço para uma reflexão sobre a presença de pessoas negras nos espaços de poder e decisão do próprio município.

Na gestão do prefeito Simão Durando (União Brasil), a representatividade negra no primeiro escalão da administração municipal é um ponto que merece ser observado. Entre os nomes citados estão Rosane da Costa, secretária de Educação, Cultura e Esporte, e Alisson Oliveira, secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil.

A identificação racial dos integrantes do governo, por si só, não permite estabelecer um retrato completo da representatividade na gestão. Para dimensionar essa participação, seria necessário analisar a composição integral do primeiro escalão e contar com informações verificáveis sobre o perfil racial dos ocupantes dos cargos.

Reconhecida nacionalmente por sua atuação no debate sobre relações raciais, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro é um dos destaques da programação. Sua participação deve contribuir para ampliar a discussão sobre racismo estrutural, diversidade e a necessidade de uma educação comprometida com a igualdade racial.

A programação integra as ações alusivas ao mês da Consciência Negra e pretende reunir a população em torno de um tema que ultrapassa os limites das salas de aula e alcança as instituições públicas, o mercado de trabalho e os espaços de representação política.

O encontro também oferece uma oportunidade para que a discussão sobre educação antirracista dialogue com as práticas da própria administração municipal.

Afinal, combater o racismo exige mais do que promover debates e atividades educativas. Também envolve avaliar como as instituições públicas garantem oportunidades, ampliam a participação social e constroem ambientes de trabalho mais representativos.

Em Petrolina, a realização do encontro coloca o tema em evidência. O desafio é fazer com que a reflexão sobre igualdade racial também alcance os espaços de poder e se traduza em ações concretas de inclusão e representatividade.

Postagens Mais Vistas