Pais e responsáveis por alunos que integram escolas da Rede Municipal de Petrolina, reclamam na imprensa sertaneja que estão convivendo com uma “Pedra no Caminho”, para a busca do saber da garotada de forma gratuita e de qualidade, como garantido pela Constituição Federal.
De acordo com relatos, alunos que receberam fardas gratuitas da Prefeitura de Petrolina em 2019, estão passando por humilhação, sendo obrigados a usar fardamentos rasgados sob o risco de não entrarem nas escolas.
Como se não bastasse a falta de atenção para a compra dos novos uniformes dos alunos, essa semana uma denúncia de assédio sexual ocorrida em uma escola municipal de Petrolina, caiu como uma bomba no colo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da cidade sertaneja. Segundo informações, a Polícia Civil está investigando o caso.
A denúncia de assédio é de autoria de uma aluna da unidade escolar, que fica no bairro Alto do Cocar. O Boletim Policial fora registrado na Delegacia da Mulher, nesta segunda-feira (1º de agosto).
Resposta da Prefeitura de Petrolina
_A Secretaria de Educação de Petrolina informa que assim que teve conhecimento da denúncia, de forma imediata, adotou os procedimentos cabíveis, realizando uma reunião com o Conselho Tutelar e Gestores da Escola Municipal Júlia Elisa Coelho e seguirá tomando as medidas que se fizerem necessárias. Reforçamos ainda que, a gestão municipal contribui para que sejam feitas todas as averiguações a fim de que a situação seja devidamente esclarecida e agirá com o rigor que o caso exige.
A Secretaria de Educação repudia qualquer tipo de abuso ou crime contra crianças e adolescentes, inclusive, neste ano, foi desenvolvido, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, nas unidades escolares o projeto ‘Parou Aqui’, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa ação fez com que a Secretaria Municipal de Educação fosse considerada, pela Promotoria de Justiça, como uma das Secretarias mais atuantes do Estado na realização desse trabalho.
Reiteramos que com serenidade e toda firmeza necessária faremos o que for preciso para, além de uma educação de qualidade, garantir a proteção e segurança de nossas crianças e adolescentes_. Diz a nota.

