InícioPolíticaVoto contrário do Capitão Alencar em Pls da Facape e protestos de...

Voto contrário do Capitão Alencar em Pls da Facape e protestos de acadêmicos podem fazer prefeito Simão vetar Projetos?

Autor

Data

Categoria

Por: Redação Jbrito//

Ainda repercute em Petrolina e todo sertão do São Francisco a aprovação dos Projetos de Leis de Números 008 e 009/23 de autoria do Prefeitura de Petrolina, na sessão da quinta-feira, 16 de março, na Câmara Municipal, que dispõe sobre a restruturação da administração da AEVSF/ Facape e propõe readequar a concessão de gratificações/ comissões. Nas redes sociais, a #Não ao Sucateamento da Facape viraliza no perfil oficial do Prefeito Simão Durando e preocupa o gestor que sonha em ser reeleito no comando do Palácio Guararapes.

Ressalta-se que mesmo sendo da base governista, o vereador por Petrolina, Capitão Alencar, foi o único da base governista que teve coragem de votar contra o projeto de lei do Poder Executivo que reduz gratificações de professores e que também retira da Facape a autonomia para indicar os cargos comissionados, a exemplo das diretorias e coordenadorias de curso daquela instituição.

Com a repercussão, interlocutores do Palácio Municipal dizem em OFF que Simão recebeu a sugestão de vetar os PLs, uma vez que segundo os estudantes os Projetos ora aprovados com o aval de 10 vereadores governistas sob o comando do Presidente Aero Cruz, representa ‘a politização do nosso espaço (acadêmico), originariamente democrático’.

Em resposta a #nãosucatementodafacape, o prefeito Simão Durando disse que:

“A atual direção da Faculdade de Petrolina (Facape) informa que os dois projetos de lei aprovados na quinta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Petrolina foram necessários para assegurar o equilíbrio financeiro e administrativo da Facape(…)” diz parte da nota publicada no Instagram do prefeito.

Em contrapartida acadêmicos ressaltam que agora com o retorno das aulas presenciais o curso de medicina da Facape vai começar a ter condições de suprir as reais necessidades financeiras daquela instituição que é uma Autarquia da Prefeitura.

Será que o Prefeito Simão Durando vai ter a sensibilidade de vetar os Projetos oriundos da sua própria gestão? Ou vai esperar o Palácio Guararapes ser ocupado por alunos que não aceitam a decisão?

Postagens Mais Vistas