Prefeitura de Juazeiro leva programa ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’ para crianças de escola no bairro Piranga

Por meio de uma parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a empresa Colgate, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou na manhã desta quarta-feira (08), mais uma edição do programa ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil. A ação aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Leni Lopes de Araújo Santos, localizada no bairro Piranga I, proporcionando às crianças da escola uma manhã de brincadeiras e muito aprendizado.

Cerca de 180 crianças participaram de palestras, brincadeiras, aplicação de flúor, escovação supervisionada, orientação de higiene bucal e distribuição de kits odontológicos. Este ano, o município já distribuiu 30 mil kits com atividades coletivas na sede e interior.

A prefeita Suzana Ramos contabilizou, emocionada, os investimentos da gestão na melhoria na saúde bucal. “Nós otimizamos os atendimentos odontológicos quando reativamos quase 30 consultórios, contratamos mais profissionais, realizamos o atendimento itinerante com a Unidade Móvel Odontológica que vai até as comunidades. Os investimentos e parcerias têm tornado possível oferecer uma saúde mais humana e com dignidade para a população”, enfatizou.

A prefeita foi representada pela chefe de Gabinete, Fernanda Barros, que enfatizou a preocupação da gestão Suzana Ramos com a saúde bucal na primeira infância. “Quando crianças, aprendemos a importância de bons hábitos como a escovação diária após as refeições e, partindo desse princípio, a gestão da prefeita Suzana Ramos, por meios das secretarias de Saúde e Educação e Juventude do município, reforçam a função social do poder público”, disse.

O programa mobiliza profissionais com foco na educação sobre a saúde bucal e inclusão social para escolas, centros comunitários, unidades de saúde e hospitais e, mais uma vez, contou com a participação dos alunos do curso de odontologia da UniFTC. “Esse é um importante momento de aprendizado para as crianças que hoje têm mais acesso a alimentos com muito açúcar, o que pode prejudicar os dentes. A orientação com a higiene bucal e a distribuição dos kits com escova de dentes vai auxiliar nessa rotina tão importante”, ressaltou a dentista e professora do curso de odontologia da UNIFTC, Juliana Bonifácio.

A gestora escolar, Emanuela Alves da Silva Souza, destacou a importância da ação também para conscientização das famílias através da criança. “Os familiares muitas vezes não têm conhecimento da troca de escova, do número de escovação diária e tudo isso é explicado nesse momento”, reforçou.

O evento contou com as parcerias da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), UNIFTC e teve as presenças do vereador Gleidson Azevedo e do médico Allan Jones.

Um Sorriso do Tamanho do Brasil

O programa foi desenvolvido pela ABO com os municípios brasileiros e tem como objetivo levar à população todo conhecimento sobre saúde bucal e inclusão social com ações desenvolvidas em todo o país. As ações também acontecem em escolas, hospitais infantis, comunidades e instituições que aderirem ao programa e em parceria com a empresa Colgate, o programa fornece kits de higiene bucal para crianças.

—–

Texto: Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ.
Fotos: Ícaro Alexandre Ascom / PMJ.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios