InícioPernambucoUrgência pediátrica da UPA Petrolina registra mais de mil atendimentos desde abertura

Urgência pediátrica da UPA Petrolina registra mais de mil atendimentos desde abertura

Autor

Data

Categoria

Após passar por uma importante reestruturação, que incluiu readequação de ambientes, aquisição de equipamentos e reforço de profissionais, a Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h Petrolina) começou a atender, em 13 de junho, crianças e adolescentes com casos suspeitos ou confirmados de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). Desde então, até o último 31 de julho, o serviço contabilizou um total de 1.163 atendimentos deste tipo de caso.

Do total de pacientes atendidos, pouco mais de 93,8% (1.091 em números absolutos) receberam a classificação verde, considerada baixa complexidade e que não exige internamento. No mesmo período, 5,9% das crianças acolhidas (69 casos) foram consideradas como casos prioritários, após receberem a classificação amarela e necessitarem ficar em observação.

“Na maior parte dos casos, são quadros leves, nos quais as crianças chegam com diagnósticos frequentes de bronquiolite, pneumonia, gastroenterite, crises asmáticas e queixas odontológicas. Apenas três casos graves foram registrados, todos assistidos de forma imediata e seguindo protocolos de emergência montado por nossa equipe”, explicou o coordenador médico, José Roberto Rocha.

Apesar dos casos leves, a orientação da equipe da unidade é reforçar os cuidados e ficar atento aos sinais de alerta. A orientação é buscar atendimento médico imediato diante de sinais de agravamento respiratório, como: respiração rápida ou com esforço; batimento de asa do nariz; afundamento entre as costelas (tiragem); cansaço extremo ou sonolência; e Lábios ou extremidades arroxeadas.

Quem precisou buscar a unidade, reconhece a qualidade do serviço. “Incrível! Maravilhoso desde a hora que cheguei com meu filho. Toda equipe muito atenciosa e o atendimento rápido, muito melhor que em outros hospitais”, externou Ariadne Santos Lima, moradora da zona rural, mãe do pequeno Enzo Nicolas de 3 anos que chegou à unidade com sintomas de gripe e dificuldade respiratória. O pai do Brian Gabriel de 3 anos, Leandro de Lima Oliveira, morador do bairro cacheado, endossou: “Atendimento muito rápido. Todos muito atenciosos. Gostei muito”.

Funcionando 24 horas por dia e sete dias por semana, o serviço de pediatria da UPA Petrolina atende crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, com maior demanda entre 0 e 8 anos.

Postagens Mais Vistas