O Presidente da Câmara de Juazeiro, no Norte da Bahia, Berg da Carnaíba do PDT, abriu os trabalhos legislativos da Casa do Povo, nesta terça-feira, lendo uma Nota de Repúdio coletiva assinada pelos 21 vereadores em combate ao racismo institucional propagado pelo servidor municipal José Antônio de Oliveira, que proferiu palavras ofensivas contra o povo negro após o resultado das eleições 2022, e compartilhou em grupos de WhatsApp.
“Nossa sociedade carrega até hoje as mazelas de termos sido o último país da América a abolir a escravidão. Isto nos legou o racismo estrutural que impõe a pessoas negras terríveis obstáculos e processos de exclusão e preconceito que insistem em se perpetuar. É hora de dar um basta! ”, destacou.

Berg enfatiza ainda que: “A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta repúdio às falas racistas proferidas pelo senhor José Antônio de Oliveira, diretor do SAAE. É inaceitável que um servidor público se comporte de maneira tão vil e abjeta. Exigimos do Executivo Municipal a adoção das medidas cabíveis. Juazeiro continuará sendo uma cidade plural, inclusiva e reconhece na diversidade a sua maior riqueza”, enumerou o Presidente da Câmara, Berg da Carnaíba.

A professora Doutora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Ceres Santos e a equipe de representantes de movimentos negros e antirracistas estiveram reunidos com o vereador Berg da Carnaíba, momento no qual solicitaram o apoio do Legislativo em combate a cena lamentável do referido servidor público, eles solicitaram a adoção de medidas. Para os representantes dos movimentos presentes como – O Negro, Rede de Mulheres Negras da Bahia/ Nacional, Compir, Sindae, Enxame, CAJUP e Coletivo Carrapicho Virtual, o áudio é uma “clara manifestação de ódio e expressam atos covardes e racistas”.
Por Jean Brito
Imagens TV Câmara de Juazeiro
Fotos: Fábio Martins

