InícioJuazeiro- BAJuá Literária valoriza escritores regionais e amplia a linguagem cultural em Juazeiro

Juá Literária valoriza escritores regionais e amplia a linguagem cultural em Juazeiro

Autor

Data

Categoria

Adriana Calcanhotto, Oswaldo Montenegro e mais: Festival volta em julho com programação gratuita.

O Festival Juá Literária retorna em sua segunda edição para movimentar Juazeiro entre os dias 20 e 25 de julho. São cerca de 180 atividades gratuitas — apresentações musicais e poéticas, mesas de debate, bate-papos, oficinas, contações de histórias, ações para o público infantil e lançamentos de livros. Com o tema “Palavras que navegam pelo tempo”, o festival celebra a literatura juazeirense e homenageia 50 escritores regionais que ajudaram a construir a identidade cultural da cidade.

Adriana Calcanhotto sobe ao palco no dia 24, no Espaço Canções do Rio, na Orla Nova — um espetáculo de poesia, voz e violão às margens do Velho Chico. No dia seguinte, ela participa da mesa “Entre Palavras e Canções”, sobre os diálogos entre literatura e música.

Também no dia 24, Marcelo Jeneci integra a mesa “Conversa e Canção”, com bate-papo musicado e apresentação acústica. Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti de Educação 2024, conduz um debate sobre literatura antirracista e letramento racial. E Aline Bei — autora de “O Peso do Pássaro Morto” e “Pequena Coreografia do Adeus”, uma das vozes mais importantes da literatura brasileira contemporânea — fala sobre seu processo criativo e construção poética.

WhatsApp Image 2026 06 10 at 11.33.51 Easy Resize.com

Encerrando o festival no dia 25, Oswaldo Montenegro apresenta show com seus maiores sucessos no Espaço Canções do Rio.

Além dos nomes nacionais, cerca de 25 atrações locais integram a programação — entre elas Paulo Soares, Fernanda Luz, Peu Bandeira, Ivan Greg, Josyara, Dubaia, Trupe Errante, OuTrio Matingueiros e o Samba de Véio do Rodeadouro. O festival é também uma celebração da literatura juazeirense, com homenagem a 50 escritores regionais e curadoria do poeta e cantador Maviael Melo.

Outros nomes confirmados

Renato Braz Bob Fernandes Juliana Linhares Flaira Ferro Lirinha Bule Bule Teatro Mágico Luis Osete Jéssica Caitano Alexandre Leão Danilo Ribeiro Dione Sol

Onde acontece?

As atividades ocupam a Orla Nova, o Centro de Cultura João Gilberto e a Casa do Artesão. O público tem acesso à Feira Literária (FliJuá), aos palcos Espaço Canções do Rio e FliJuá, às tendas TEAcolhemos e Juazinha, e ainda às ações itinerantes do BIBEX, da Kombi do Zé Livrório e do Busarte.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do Festival Juá Literária pelo endereço eletrônico: https://jualiteraria.juahub.com.br/ .

JUÁ LITERÁRIA CELEBRA A LITERATURA JUAZEIRENSE

Com o tema “Palavras que navegam pelo tempo”, o festival homenageia a tradição literária juazeirense, estabelecendo conexões entre a memória histórica do município e a produção criativa de autores que continuam fortalecendo a identidade cultural local.

Como parte dessa valorização, a programação prestará homenagem a 50 escritores regionais que contribuíram significativamente para a literatura e para a construção da história de Juazeiro.

Reforçando o compromisso com os talentos da terra, cerca de 25 atrações locais integrarão a programação, entre elas Paulo Soares, Fernanda Luz, Peu Bandeira, Ivan Greg, Josyara, Dubaia, Trupe Errante, OuTrio Matingueiros e o Samba de Véio do Rodeadouro.

As atividades ocuparão diversos espaços da cidade, abrangendo toda a Orla Nova de Juazeiro, além do Centro de Cultura João Gilberto e da Casa do Artesão. O público terá acesso à Feira Literária (FliJuá), aos palcos Espaço Canções do Rio e FliJuá, às tendas TEAcolhemos e Juazinha, bem como às ações itinerantes do BIBEX, a Kombi do Zé Livrório e do Busarte.

Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Juá Literária consolida-se como a culminância de um programa municipal que articula educação, cultura e arte, incentivando a leitura e celebrando as múltiplas formas de narrar o mundo.

O Festival Juá Literária é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, da Editora IMEPH e da Andelivros, além da produção da Carranca Produções e da Entre Versos e Canções Produções Artísticas.

Da redação com informações da Ascom///

Postagens Mais Vistas