InícioPolítica"Não haverá nenhuma dificuldade", afirma Márcio Elias Rosa, sobre o início da...

“Não haverá nenhuma dificuldade”, afirma Márcio Elias Rosa, sobre o início da vigência do acordo Mercosul-União Europeia

Author

Date

Category

Entrevistado nesta sexta-feira (24/4) no programa Bom Dia, Ministro, o titular do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, se mostrou otimista em relação ao acordo Mercosul-União Europeia, que entrará em vigor após décadas de discussões. “O acordo entra em vigor dia 1º de maio, de maneira provisória. Mas não haverá nenhuma dificuldade. Ele vai se consolidar depois”, afirmou o ministro.

O início da vigência representa um marco na relação entre os dois blocos, criando a maior zona de livre comércio bilateral do mundo. São 720 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 22 trilhões. Com isso, mais de 5 mil produtos passarão a ser comercializados entre os países dos dois blocos com tarifa zero, como milho, carne bovina de alta qualidade e biodiesel.

Márcio Elias Rosa detalhou como serão as negociações neste início de vigência. “Quando a gente fala que o preço será melhor é porque haverá redução do imposto de importação e porque aumenta a escala. Quem vende para 10 mil pessoas vai poder vender para 50 mil pessoas. A tendência é que o custo caia. Isso vai acontecer com o tempo, não cai de maneira imediata”, esclareceu.

Cerca de 5 mil produtos passam a ter tarifa zero. Por exemplo, há um grande número de produtos associados ao agro, como proteína, aves, carne de suíno, enfim, que têm uma cota pré-estabelecida. Dentro da cota a alíquota é zero. Quando passa da cota é que incide o imposto de importação que já existe, ou aqui no Mercosul ou lá na União Europeia. Isso vale para produtos na área de alimentos, na área de bebidas, imediatamente”

Márcio Elias Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

“Cerca de 5 mil produtos passam a ter tarifa zero. Por exemplo, há um grande número de produtos associados ao agro, como proteína, aves, carne de suíno, enfim, que têm uma cota pré-estabelecida. Dentro da cota a alíquota é zero. Quando passa da cota é que incide o imposto de importação que já existe, ou aqui no Mercosul ou lá na União Europeia. Isso vale para produtos na área de alimentos, na área de bebidas, imediatamente”, prosseguiu.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Postagens Mais Vistas