InícioÚltimas NotíciasFeira em Fortaleza defende políticas sobre drogas com justiça social

Feira em Fortaleza defende políticas sobre drogas com justiça social

Autor

Data

Categoria

Especialistas reunidos na 2ª edição da feira Febre de Arte, em Fortaleza, fizeram um apelo para que o eleitor escolha candidatos comprometidos com o desenvolvimento de políticas sobre drogas pautadas na justiça social. O evento ocorreu no Anfiteatro Sérgio Motta, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O debate sobre a cannabis e a medicina

Durante o evento, a médica de família e comunidade Magda Almeida, que também atua como docente na Universidade Federal do Ceará (UFC), criticou a visão reducionista em torno da planta. “Há uma posição ideológica de se reduzir tudo à ideia de que ‘maconha faz mal'”, destacou a profissional, apontando que negros e pobres sofrem as maiores consequências da chamada “guerra às drogas”.

A médica também compartilhou relatos de consultório sobre o uso de medicamentos de tarja vermelha, como a pregabalina, frequentemente receitada para ansiedade, epilepsia e fibromialgia. Segundo dados da Blis Data, mulheres mais velhas e empregadas lideram o consumo de cannabis medicinal importada no Brasil na busca por alívio para dores crônicas e distúrbios do sono.

O 3º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III) aponta que a cannabis segue como a substância ilícita mais consumida no país, com o uso dobrando entre adultos e adolescentes na última década. A respeito da prescrição terapêutica, Magda criticou a imposição de dosagens genéricas pela indústria farmacêutica. “Existe uma máxima, que é ‘comece lento e continue lento’, que é quebrada pela indústria”, afirmou, acrescentando: “Cannabis não serve para tudo. Nenhum remédio serve para tudo”.

Impactos sociais e o peso do encarceramento

Os painéis da feira também discutiram a seletividade policial, o sistema prisional e a expansão de facções e milícias. Dados recentes do Datafolha indicam que 40% dos brasileiros vivem sob a influência dessas organizações criminosas. O advogado criminalista Italo Coelho traçou paralelos históricos entre a repressão à capoeira e ao samba e as barreiras enfrentadas pela cannabis no país.

“A indústria tem agora todo o direito de vender, nas farmácias, maconha enquanto pessoas são presas por causa de um baseado e ainda consideradas traficantes”, pontuou Coelho, militante do Ceará Saúde Livre.

Por sua vez, Tamára Silva, cofundadora da Marcha da Maconha de Fortaleza e coordenadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), avaliou que a atuação da segurança pública se resume à repressão. “A gente está vivendo isso há mais de 100 anos. Acompanha cada vez mais o narcotráfico faturando bilhões, vendo a nossa juventude sendo aliciada, a nossa cidade sendo territorializada por essas organizações criminosas, essas facções, definida a partir da lógica da violência.”

A mediadora dos debates, a advogada Bianca Cardial, chamou atenção para a urgência da pauta: “Enquanto a gente está fazendo o evento, pessoas estão sendo presas por quantidades mínimas [de cannabis]”.

O custo financeiro e social dessa política também foi alvo de análises. Relatórios da Pastoral Carcerária Nacional indicam que famílias gastam cerca de 70% de um salário mínimo com itens básicos para detentos, somando R$ 4,33 bilhões por ano. Já o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) apontou um gasto de R$ 7,7 bilhões em 2023 para aplicar a Lei de Drogas em apenas seis estados, enquanto o Ipea estima que os homicídios ligados à proibição custam cerca de R$ 50 bilhões anuais ao país.

Organização e programação

A Febre de Arte foi realizada por meio de uma parceria entre a Agência Liamba 360° e a Adapta Associação Canábica. A edição deste ano contou ainda com a colaboração da Auê Feira e abrigou a Rua das Associações, espaço voltado para apoiar organizações do Nordeste que auxiliam pacientes adeptos do uso medicinal da cannabis.

As informações são da Agência Brasil///

Postagens Mais Vistas