Com as chuvas das últimas 48h os bairros periféricos das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) se transformaram em afluentes do Rio São Francisco, em algumas comunidades lagoas transbordaram e água invadiu as residências, os chefes dos executivos das duas cidades tiveram tempo e dinheiro suficiente para evitar os transtornos, mas as ações parecem que ficaram esbarradas nos discursos políticos. Embora as previsões meteorológicas apontassem novas chuvas, pouco fora feito para desobstruir os canais.
No bairro Quati 2, em Petrolina, por exemplo, a falta de manutenção e limpeza por parte da prefeitura fez o canal transbordar como mostra esse vídeo abaixo enviado a nossa redação por uma moradora:
Já em Juazeiro, no bairro Sol Levante desde começo de 2021, lideranças comunitárias solicitaram a prefeitura de Juazeiro a pavimentação na comunidade, mas a secretaria de serviços públicos, administrada por Charles Leal só fez um serviço paliativo de cascalhamento que não resolve a problemática no bairro no período de chuva. Como denuncia o Pastor Avelar no vídeo abaixo.
Ver essa foto no Instagram
Em nota, a Prefeitura de Juazeiro informa que suas equipes seguem de prontidão para atender as ocorrências que surgirem em decorrência do forte temporal que cai na região. já foram registrados mais de 50 mm de chuvas na cidade baiana.
O trabalho preventivo da Prefeitura de Juazeiro segue em regime de plantão para garantir a segurança da população. Em caso de necessidade, a comunidade pode entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 9. 9198 – 1233 (WhatsApp).
A Prefeitura de Petrolina não enviou resposta a sociedade sertaneja diante dos transtornos causados pela chuva.

