O Governo Federal acaba de lançar o segundo diagnóstico temático sobre os serviços de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no País. A publicação traz uma análise detalhada da gestão administrativa e financeira do serviço nas cidades brasileiras.
Entre os aspectos analisados estão a cobrança pelo serviço de drenagem no Brasil e as dificuldades envolvidas nesse contexto, além de informações como formas de custeio dos serviços, receitas e despesas no ano de 2020, pessoal alocado no serviço e investimentos contratados e desembolsados no setor.
João Geraldo Neto, coordenador de Informações, Estudos e Pesquisas da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, destaca a importância do levantamento.
“Esta nova publicação vai facilitar o entendimento da população em relação aos diversos problemas que ainda temos que superar para a universalização do serviço público de saneamento básico.”
Nos 4.107 municípios que participaram da pesquisa, foram gastos cerca de 4 bilhões de reais para prestação do serviço de drenagem, empregando cerca de 46 mil trabalhadores diretos e terceirizados.

