InícioPolíticaJustiça Eleitoral investiga João Campos após denúncia de coligação de Raquel Lyra...

Justiça Eleitoral investiga João Campos após denúncia de coligação de Raquel Lyra sobre esquema de ataques digitais

Autor

Data

Categoria

A Coligação Pernambuco de Coração, liderada pela governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato do PSB ao Governo do Estado, João Campos, o seu candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e contra um núcleo de perfis nas redes sociais que promovem ataques a Raquel, como as páginas do Instagram “Raquel Bolada” e “João Campos Platinado”. A ação pede ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) a apuração de abuso de poder político, econômico e uso indevido dos meios de comunicação, além do acompanhamento do caso pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

A coligação pede a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Eduardo da Silva Souza, responsável pelas páginas do Instagram “@raquel_bolada” e do TikTok “@eduardoninoof”, e de Marcelo Augusto Serra Diniz, do perfil de Instagram “@marcelodinizpe”, e das pessoas jurídicas MD Inteligência Digital Ltda. e U Porto Agência de Publicidade Ltda., restrita ao período de 1º de junho a 4 de outubro deste ano e às operações mantidas com as seguintes contrapartes: Pernambuco Conservadora Ltda., Avesso Comunicação, Município do Recife, Diretório do PSB em Pernambuco, a campanha de João Campos e Carlos Costa e os demais investigados entre si. A quebra dos sigilos bancário e fiscal tem o objetivo de revelar quem pagou, quem recebeu, quanto, quando e por qual causa declarada.

A ação pede à Prefeitura do Recife para que apresente, em 10 dias, o contrato celebrado com a Pernambuco Conservadora Ltda. e a relação de trabalhadores por ela alocados na Secretaria de Articulação Política e Social, na qual figuraria Eduardo da Silva Souza, conhecido como Eduardo Nino, segundo já noticiado pela imprensa. A coligação pede informações sobre o vínculo de Eduardo Nino com a empresa, como lotação, jornada e registros de frequência. Eduardo, que aparece em foto com João Campos nas redes sociais, é cabo eleitoral do PSB, mais especificamente, do secretário de Esportes do Recife e vereador licenciado da capital, Eduardo Mota (PSB). Mota é filho do coordenador político de João Campos, o ex-deputado estadual Nilton Mota.

Na ação, também é requerido o plano de mídia e os pedidos de inserção destinados ao Blog Marcelo Diniz/MD Inteligência Digital Ltda., com as notas fiscais, ordens de pagamento e comprovantes de veiculação correspondentes. O pedido de investigação também contempla as faixas de endereços IP das redes de dados da Prefeitura, inclusive de acesso remoto.

O jurídico da coligação aponta indícios de conexões técnicas, operacionais, financeiras e administrativas entre os alvos do pedido de investigação, além de relatar a repetição de condutas dos alvos da ação, que inclui também os perfis “@jefinhodeolinda”, “@rodrigocastelli.pe”, “@esquerdape”, “@paulistaresiste”, “@pernambuco40_joaocampos”, “@jatobaordinario”, “@brunocribeiro_ofc” e “@tocomjoaobuique”. Chama atenção que os responsáveis por todos esses perfis que atacam Raquel tiveram, em processos anteriores, o mesmo advogado, Celso Rocha Barbosa Souza, estabelecendo um dos pontos de conexão entre eles que, somado a outros dados, deve ser investigado.

A imprensa já noticiou que Celso é dono do Rocha & Pinto Advogados Associados e também é assessor comissionado em um gabinete de um vereador do Recife, filiado ao PSB. O escritório tem como sócio Américo Pinto, que é amigo de infância de João Campos e do deputado federal e irmão do ex-prefeito do Recife, Pedro Campos.

O escritório foi alvo de uma decisão da justiça que suspendeu, no último dia 11 de setembro, um contrato com a Prefeitura de Garanhuns, no valor total de R$ 180 mil, para serviços de assessoria jurídica especializada em Direito Administrativo e consultoria preventiva. A decisão, do juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns Glacidelson Antonio da Silva, determinou ainda o bloqueio dos pagamentos e a publicação integral do contrato com o escritório no Portal da Transparência e no sistema Tome Conta do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O município do Agreste é governado por um aliado de primeira hora de João Campos, o prefeito Sivaldo Albino (PSB).

A ação da coligação de Raquel quer que a Justiça Eleitoral apure se o núcleo de perfis e administradores já identificados atuou de forma coordenada como comunicação político-eleitoral com o objetivo de manipular a opinião pública, prejudicar a candidatura de Raquel e favorecer de forma sistemática a candidatura de João Campos. O pedido de investigação cita o Facebook e o TikTok como destinatários das possíveis ordens judiciais.

A equipe jurídica da coligação de Raquel pede o aproveitamento na investigação dos documentos, informações e registros já produzidos nas representações eleitorais e medidas cautelares anteriores, especialmente os relacionados à identificação dos administradores dos perfis, às publicações e interações digitais.

Texto: Comunicação campanha Raquel.

A Redação do JBrito, reserva espaço para o amplo contraditório e aguarda um posicionamento da equipe de  campanha do ex-prefeito do Recife.

Foto: arquivo do site.

Postagens Mais Vistas